Há 51 anos, o Black Sabbath lançou seu primeiro álbum e deu o pontapé inicial em todo o gênero de heavy metal. Dê uma olhada em profundidade em sua criação, recepção e legado.


Foi um toque de clarim que ecoou do vazio, um grito estridente de unidade para os roqueiros que não podiam se relacionar com as vibrações de paz e amor da era Woodstock. O som tinha menos a ver com o tom escapista da maioria da música popular e mais a ver com o desespero e a frustração de viver nos escombros da Europa pós-Segunda Guerra Mundial.

O álbum homônimo do Black Sabbath, que foi lançado na Europa em 13 de fevereiro de 1970, e na América do Norte em 1 de junho do mesmo ano, era diferente de tudo que os fãs de hard rock já tinham ouvido. Havia elementos de Led Zeppelin e Cream lá, com certeza, mas a música era mais sombria e muito menos eufórica.

Em vez de exibir uma energia exuberante, o Sabbath se concentrou no desolado e árido, confrontando os ouvintes com guitarras vibrantes e sobrecarregadas, baixo sinuoso, batidas pesadas e vozes anasais, quase sepulcrais, que cortaram a cacofonia organizada como um bisturi através de um cadáver. Era alto, era estranho e, para muitos, era quase uma sobrecarga sensorial avassaladora.

O Black Sabbath começou com efeitos sonoros atmosféricos e então o guitarrista Tony Iommi lançou-se em um dos licks mais influentes do metal, o trítono do diabo - uma configuração dissonante e perturbadora que supostamente foi banida pela igreja e evitada pelos compositores. Raramente o trítono era ouvido na música popular; era mais frequentemente ouvido junto com os ruídos assustadores em trilhas sonoras de filmes de terror. Ainda assim, Black Sabbath saboreou a sensação incômoda que a passagem repetida de três notas gerava.

O guitarrista do Anthrax, Scott Ian, ouviu pela primeira vez quando era criança ouvindo o som de seu tio e a experiência deixou uma marca indelével em seu cérebro. “Eu apenas fiquei sentado lá com medo”, diz ele. “Desde o início, eu estava ouvindo a chuva e o vento e o sino e então aquele riff começou e simplesmente me surpreendeu.”

O vocalista do Disturbed, David Draiman teve uma experiência semelhante anos depois, quando, durante um jogo de "Dungeons & Dragons", seu amigo colocou o Black Sabbath no toca-discos. “Eles apenas trouxeram uma vibração e um sentimento que nenhuma outra banda do planeta tentou trazer”, diz ele. “Antes deles, ninguém tocava essas notas e ninguém tocava esses riffs doomy com aquele som pesado e sujo.”

Outros artistas pesados ​​- incluindo Blue Cheer, The Stooges e Jimi Hendrix - mergulharam os pés no atoleiro de acordes e notas que se tornaria o heavy metal, mas o Black Sabbath foi o primeiro a capturar o som, a vibração e a atitude que definiu o gênero.