Desde o início do boom do whisky artesanal, do início a meados dos anos 10, um punhado de rockstars e bandas fez parceria com destilarias para lançar sua própria linha do destilado. 

whisky bob dylan


A maioria dos artistas teve um papel ativo na criação de seus uísques. Bob Dylan, por exemplo, disse ao destilador que queria que a versão de barril duplo de seu uísque Heaven's Door evocasse "aquele cheiro doce e mofado de celeiro". E as garrafas incluem representações de sua própria ferraria, um hobby particular seu. 

whisky metallica


Depois, temos o Blackened do Metallica. O baterista Lars Ulrich disse que, antes de entrarem no negócio, “sentimos que era importante ser capaz de olhar nossos fãs nos olhos e dizer: 'Isso é algo que começamos desde o início e é algo que tem, pelo menos, para melhor ou pior, um toque do Metallica.”

O destilador Dave Pickerell percebeu isso e criou um processo de envelhecimento que chamou de "Black Noise", no qual tocou músicas do Metallica na sala onde estavam sendo finalizadas em tonéis de conhaque preto. Os sons, afirma Pickerell, fazem com que o uísque "penetre mais fundo no barril, onde adquire características adicionais de sabor de madeira."

motorhead whisky


O Motorhead fez parceria duas vezes com destilarias. Em 2015, com a destilaria sueca Mackmyra para uma edição limitada de seu uísque de marca própria. A banda ofereceu sua opinião sobre barris e misturas para chegar ao que gostassem, e o produto final foi envelhecido em barris de carvalho americano por cinco anos antes de passar os últimos seis meses em barris de carvalho oloroso. “A vida é menos dolorosa com o Motorhead Whiskey”, disse Lemmy. "Posso considerar tomar um gole de vez em quando." Infelizmente, ele faleceu poucos meses após o lançamento.

jack daniels motorhead


A segunda, com o Jack Daniel's preferido de Lemmy, que foi lançado menos de um mês após sua morte em dezembro de 2015. 

whisky scorpions


Três anos depois de Motorhead, Mackmyra voltou a trabalhar com uma banda de rock, desta vez Scorpions. O uísque de single malte Rock N Roll Star foi envelhecido de forma semelhante em carvalho americano e oloroso, mas eles deram uma homenagem à herança da banda, terminando-os em barris usados anteriormente para fazer vinho cereja doce alemão.

whisky rolling stones


E a Suntory criou uma bebida para os Rolling Stones, que misturava exclusivamente uísques produzidos em anos que foram importantes para a história da banda. 

Qual deles você beberia?