Exilados, sem nada para provar e ninguém para agradar a não ser eles mesmos, os Stones criam sua obra-prima.

aniversario de exile on main street

Não é o álbum de maior sucesso da banda, mas em seu 50º aniversário, Exile on Main Street continua a fazer jus à sua antiga afirmação, como os Rolling Stones em sua melhor forma.

O álbum veio em uma incrível corrida criativa para os Stones após 'Stick Fingers' (1971), 'Let It Bleed' (1969) e 'Beggars Banquet (1968) e precedendo 'Goats Head Soup' (1973) e 'Its Only Rock'. e Roll' (1974).

Há uma boa quantidade de mitos e histórias conflitantes que cercam o álbum, mas um grande fator de por que ele é tão apreciado é o clima e a atmosfera capturados, por uma banda em seu pico criativo esfarrapado e em ruínas.

Deixados por conta própria, Exile on Main Street cria uma cena inebriante de um grupo, suas famílias e amigos absorvendo dias preguiçosos de excesso e alegria na Villa Nellcôte, durante um verão quente do sul da França.

exile on main street

Os bons tempos começam com força e rapidez com 'Rocks Off' e 'Rip This Joint', seguidos pelo esparso e barulhento cover de Slim Harpo 'Shake Your Hips'.

A balada country 'Sweet Virginia' leva você mais fundo no porão da Villa francesa. Você pode visualizar a configuração do violão e da gaita, o sax de Bobby Keys e a bateria de Charlie Watts e as conversas periféricas que acontecem enquanto eles tocam.

Enquanto as drogas e a bebida alimentam muitas das faixas do álbum, há muita emoção sincera em faixas como 'Loving Cup', bem como 'Happy', de Richards, uma celebração direta das alegrias simples da vida.

Em outros lugares, o calor sufocante do porão paira no ar, a necessidade desesperada de um fã dando inspiração para 'Ventilator Blues', no qual a guitarra de Mick Taylor e o piano de Nicky Hopkins fazem estrelas.

E as cartas, fichas e dados se espalham à medida que as indulgências de jogo de Nellcôte atiçam o ritmo comovente de 'Tumbling Dice'.

exile on main st capa


Lista das Músicas de "Exile on Main Street":

LP 1:

Lado 1

1. “Rocks Off” (4:31)
2. “Rip This Joint” (2:22)
3. “Shake Your Hips” (2:59)
4. “Casino Boogie” (3:33)
5. “Tumbling Dice” (3:45)

Lado 2

1. “Sweet Virginia” (4:27)
2. “Torn and Frayed” (4:17)
3. “Sweet Black Angel” (2:54)
4. “Loving Cup” (4:25)

LP Dois:

Lado 3

1. “Happy” (3:04)
2. “Turd on the Run” (2:36)
3. “Ventilator Blues” (3:24)
4. “I Just Want to See His Face” (2:52)
5. “Let It Loose” (5:16)

Lado 4

1. “All Down the Line” (3:49)
2. “Stop Breaking Down” (4:34)
3. “Shine a Light” (4:14)
4. “Soul Survivor” (3:49)

É uma combinação potente de magia, mito e irregularidade que tornou este disco duplo um dos favoritos para os músicos de todo o mundo.

Como resultado da mistura Soul x Country, os críticos acharam o álbum inconsistente, mas os fãs o elegeram o número um, independentemente disso.

Inegável dizer que 'Exile On Main Street' é indiscutivelmente um dos maiores álbuns dos Stones de todos os tempos.