Listas são sempre polêmicas, mas ao mesmo tempo é muito divertido ficar horas pensando e debatendo sobre qual posição esse ou aquele deveriam estar. E para escolher os melhores discos de todos os tempos a tarefa nunca é fácil.

melhores discos de todos os tempos
Créditos: uDiscoverMusic

Todo mundo tem seu favorito; aquele álbum especial que os guiou pelos bons e maus momentos da vida. Ser objetivo é impossível – todos nós nos importamos muito com as música que amamos.

O site Louder realizou uma votação popular para escolher os melhores discos de todos os tempos, sem listas pré-definidas. O voto era livre. O resultado traz algumas escolhas óbvias e também algumas surpresas, que segundo os editores: "não imaginaríamos que chegariam ao TOP 50".

Trouxemos para vocês os 10 primeiros colocados. Para ver a lista completa, clique aqui.

Os 10 Melhores Discos de Todos os Tempos:

10º - Led Zeppelin: Physical Graffiti

melhor disco de rock

O próprio Robert Plant comentou: “Gostaria que fôssemos mais lembrados por Kashmir do que por Stairway To Heaven. É tão correta; não há nada exagerado, nenhuma histeria vocal. É o Perfect Zeppelin.”

9º - Iron Maiden: The Number Of The Beast

“Eu sabia que tinha me juntado a uma grande banda”, disse Dickinson. “Eu também sabia que poderia torná-la ainda melhor. Eu tive uma visão para The Number Of The Beast: minha voz colada no Maiden equivale a algo muito maior.”

8º - AC/DC: Powerage

Enfaticamente, é o penúltimo álbum gravado pelo vocalista Bon Scott. Grande parte da beleza de Powerage vem dos retratos maravilhosamente esboçados de Bon Scott, de homens desapontados e desesperados, levados além do ponto de ruptura pelo amor perdido e bolsos vazios.

7º - Beatles: Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band 

melhor album de rock

Sgt. Pepper mudou o rock. Paul McCartney disse uma vez sobre sua carreira solo, que cada novo álbum era uma reação ao anterior, e assim foi com o resto da carreira dos Beatles: o White Album é quase o oposto de Sgt. Pepper, com sua capa simples e músicas semi-produzidas. Eles nunca fizeram nada como Sgt. Pepper novamente. Seria injusto esperar que eles o fizessem. Este é o álbum que serve como parâmetro para todos os outros.

6º - Queen: A Night At The Opera

Sheer Heart Attack do ano anterior foi onde suas composições realmente se destacaram – mas A Night At The Opera foi o álbum onde o público finalmente alcançou, graças ao maior cartão de visitas de todos os tempos, em Bohemian Rhapsody.

5º - Led Zeppelin: IV

De todos os seus discos, o quarto álbum do Led Zeppelin, lançado no final de 1971, continua sendo o trabalho mais admirado. Dos riffs irrepreensíveis de Page, passando pela invenção musical de Jones e a clareza vocal de Plant, até aquele som de bateria titânico de John Bonham, IV (às vezes chamado de “Quatro Símbolos”) ainda emite um frescor que desmente sua idade.

4º - Metallica: Master Of Puppets

melhores albuns rock

O álbum mais pesado no top 10 é o disco que transformou a banda de heróis cult do thrash em uma grande força do heavy metal – facilmente a banda mais importante de sua geração no gênero.

O terceiro álbum do Metallica é considerado um clássico do metal de todos os tempos, sendo que alguns ainda afirmam que este é o melhor álbum que a banda já criou.

3º - AC/DC: Back In Black

Quantas bandas podem simultaneamente se recuperar de uma tragédia, prestar uma homenagem apropriada ao vocalista Bon Scott, fazer uma grande festa e dobrar sua base de fãs enquanto isso? Back in Black do AC/DC é um dos maiores álbuns do rock clássico, com “You Shook Me All Night Long” indo direto para os livros de história.

2º - Guns N' Roses: Appetite For Destruction

Appetite For Destruction é um dos maiores discos de todos os tempos e uma das maiores estreias da história  – com mais de 30 milhões de vendas em todo o mundo. Ele revolucionou o rock no final dos anos 80 e transformou o Guns N' Roses em superstars. Seu sucesso é ainda mais surpreendente dado o caos em que foi criado.

1º - Pink Floyd: Dark Side Of The Moon

melhor disco de todos os tempos

É difícil mensurar a influência do Pink Floyd como uma força definidora na cultura do rock. E não é apenas sobre o número de discos que eles venderam. Você pode ler páginas de estatísticas relacionadas ao sucesso de The Dark Side Of The Moon, mas isso não diz por que aquele álbum – tanto a música quanto a capa do álbum – de 1973 se tornou um ícone para uma geração. Ou por que o Pink Floyd se tornou um fenômeno que afetou todas as gerações desde então.

Um dos álbuns de rock mais consumados já gravados, Dark Side foi um conceito ambicioso e inovador que se tornou um clássico atemporal.


Concorda com a lista? Deixe seu comentário.