Quando o Pink Floyd entrou no Abbey Road Studios durante a primeira semana de 1975 para começar a trabalhar em seu nono álbum, Wish You Were, os caras estavam exaustos. Seu lançamento anterior, The Dark Side Of The Moon , tornou-se um dos maiores sucessos da década, transformando os músicos cult em roqueiros de arte mainstream. 

O Pink Floyd cimentou seu novo público fazendo turnês pesadas por três anos, mas chegou a hora de fazer algo novo. Gravar um sucessor de Dark Side não seria fácil, especialmente com aquele álbum ainda agarrado ao topo das paradas da Billboard, seu sucesso pairando sobre a banda como uma nuvem. Wish You Were Here ia ser difícil.

pink floyd wish you were here

Enquanto isso, o ex-vocalista do Pink Floyd, Syd Barrett, estava sofrendo um colapso mental. Seu vício paralisante de LSD o forçou a sair da banda em 1968, e um par de álbuns solo pouco fez para ressuscitar sua carreira nos anos seguintes. Peter Jenner, o empresário original do Pink Floyd, até convenceu Barrett a reservar algum tempo de estúdio no Abbey Road em agosto de 1974, mas as sessões se esgotaram depois de três dias infrutíferos. Barrett parecia ter perdido sua faísca para sempre.

Cinco meses depois, os antigos companheiros de banda de Barrett ainda podiam sentir sua presença no Abbey Road. Ou talvez tenha sido sua ausência – a ausência do Pink Floyd, da realidade, de si mesmo – que ressoou por todos aqueles corredores, ecoando nas paredes de estuque como o sinistro riff de guitarra de “Lucifer Sam”. Isso teve um efeito profundo em Roger Waters e David Gilmour, que acabaram dedicando grande parte do álbum resultante, incluindo a faixa-título, ao amigo AWOL.

Pink Floyd - Wish You Were Here


Wish You Were Here , como o disco que o precede, é um álbum conceitual. Girando em torno do tema central da ausência, as letras de Waters ilustram a diferença entre os primeiros anos do grupo – quando o Pink Floyd era uma banda de irmãos, fazendo música para um público pequeno, mas dedicado – e o presente. 

Os caras se tornaram multimilionários após o sucesso de Dark Side , mas também se tornaram vacas de dinheiro para um selo corporativo, e a camaradagem que existia entre eles ficou tensa. Amarrando o ciclo de músicas estão duas composições sobre Syd Barrett: a obra de nove partes “Shine On You Crazy Diamond” e a curta e assustadora faixa-título.

“Wish You Were Here” começa com uma progressão de acordes distante do violão de 12 cordas de Gilmour, processado para soar como se estivesse emanando de um som de carro. O som estala e estala, e quando uma segunda guitarra entra na mixagem, a disparidade entre as duas partes é colocada em nítido relevo. A segunda guitarra é alta e sem defeitos; o primeiro é apenas um fantasma, uma sombra pálida do que deve ter soado quando foi originalmente gravado.

wish you were here by pink floyd

Em 1975, Syd Barrett também se tornou uma pálida sombra de seu antigo eu. Quando ele fez uma visita surpresa ao Abbey Road em 5 de junho, tropeçando no estúdio enquanto o engenheiro Brian Humphries ajustava a mixagem final de “Shine On You Crazy Diamond”, ele ganhou tanto peso que os outros não o reconheceram. por vários minutos. Ele raspou a cabeça também, junto com as sobrancelhas. 

Doeu para Waters ver seu amigo tão perdido, tão distante, tão desprendido do mundo ao seu redor. “Wish You Were Here” lida com essa incapacidade mental – até mesmo a recusa – de se envolver com a realidade, e serviu tanto como um rally para Waters quanto um triste tributo aos melhores dias de Barrett.

“Todas as [minhas] músicas estão me encorajando; Acho que as escrevo para mim”, explica Waters durante um novo documentário, Pink Floyd: The Story Of Wish You Were Here . “É para me encorajar a não aceitar um papel principal em uma jaula, mas continuar exigindo de mim mesmo que eu continue fazendo testes para o papel na guerra, porque é onde eu quero estar. Eu quero estar nas trincheiras. Não quero estar na sede; Eu não quero estar sentado em um hotel em algum lugar. Eu quero noivar”.

As sessões de gravação de Wish You Were Here foram difíceis, e os quatro membros do Pink Floyd raramente apareciam no estúdio ao mesmo tempo. As coisas pareciam desconectadas. Como resultado, a faixa-título tornou-se um resumo de todo o processo de gravação, uma ligação musical entre o declínio mental de Barrett e a ética de trabalho em ruínas do Pink Floyd. 

Também fez uma referência inteligente a “Jugband Blues”, de 1968, a última contribuição de Barrett para o catálogo do Pink Floyd, que começa com a seguinte trinca: “É muito atencioso da sua parte pensar em mim aqui / E sou muito grato a você por deixando claro / Que eu não estou aqui.”

Para David Gilmour, que cantou "Wish You Were Here" em um barítono ferido, a letra de Waters soou bem perto de casa.

“Embora 'Shine On You Crazy Diamond' seja especificamente sobre Syd”, diz ele no mesmo documentário, “e 'Wish You Were Here' tenha um alcance mais amplo, não posso cantá-la sem pensar em Syd”.

Waters deixou o grupo dez anos depois, quando uma longa luta pelo poder com Gilmour atingiu seu ponto de ebulição. Seguiu-se um processo judicial desagradável, com Waters buscando dissolver permanentemente o grupo e Gilmour procurando reter os direitos do nome do Pink Floyd. Gilmour venceu, mas o Pink Floyd nunca mais se sentiu como o Pink Floyd... pelo menos não até julho de 2005, quando Waters se juntou a seus antigos companheiros de banda para uma apresentação de reunião no festival Live 8 de Londres.

“É realmente muito emocionante estar aqui com esses caras depois de todos esses anos”, disse Waters no meio do show de quatro músicas da banda. “Estamos fazendo isso por todos que não estão aqui… e particularmente, é claro, por Syd.”