Imagine a cena: você é um jovem guitarrista que acaba de receber o emprego dos sonhos, tocando na banda de Ozzy Osbourne. Seu primeiro show? Dentro de uma prisão na frente de uma multidão de presos.

ozzy zakk wylde

Foi assim que as coisas aconteceram para Zakk Wylde, que fez sua estreia ao vivo ao lado de Osbourne em 28 de julho de 1987, durante um show na prisão de Wormwood Scrubs, no Reino Unido.

Wylde foi tirado da obscuridade graças a uma mistura de talento e timing. O mandato de cinco anos de Jake E. Lee terminou em 1987, deixando Osbourne mais uma vez à procura de um guitarrista.

“Você pode imaginar quantos guitarristas enviaram seus currículos. Foi incompreensível”, disse Osbourne mais tarde ao Guitar World. “Então, depois de um tempo, Sharon começou a me incomodar: 'Quando você vai ouvir essas fitas?' Eu só não queria lidar com isso. Eu diria a ela: 'Tanto faz, tanto faz.'

“Então, certa manhã, decidi: ‘Tenho que fazer isso'”, acrescentou. “Enfiei a mão em uma bolsa e tirei uma fita, e a fita de Zakk foi a primeira e única que escutei.” Sua forma de tocar imediatamente surpreendeu Osbourne e, depois de algumas reuniões cara a cara para garantir que as coisas funcionassem, Wylde recebeu oficialmente o emprego dos seus sonhos.

“Foi incrível”, disse Wylde sobre o show que mudou sua vida. "Todos os meus amigos disseram: 'Ei, Zakk, podemos conseguir ingressos grátis e podemos conhecer Ozzy?' De repente, eu tinha mais amigos do que jamais imaginei."

“Queríamos que Zakk se encaixasse com o resto da banda antes de entrarmos no estúdio, mas não queria que a imprensa ficasse olhando para ele a cada show”, disse Osbourne à Hit Parader, acrescentando que se apresentar em uma prisão “seria nos dá a chance de sentir a estrada sem nos preocupar com a reação da imprensa.”

Osbourne e sua banda aceitaram o show de Wormwood e, em um ponto, até consideraram uma turnê completa por várias penitenciárias. O show de Wormwood, exibido na frente de criminosos e guardas blindados, correu tão bem quanto você esperava.

“A coisa toda era uma terra bizarra”, Wylde disse mais tarde ao Metal Hammer. “Nós nos apresentamos na frente desses malditos lifers. Tudo o que eu conseguia pensar era: 'Espero passar nessa porra de teste'."

Wylde era apenas um jovem na época do show na prisão e supostamente recebeu atenção extra dos presos. “Eu estava barbeado, 20 anos, pesava cerca de cinqüenta dólares”, disse ele ao Guitar World. “Eu era a coisa mais próxima que esses caras veriam de Farrah Fawcett. Então eu estava pensando que era melhor não estragar tudo – porque Ozzy poderia ter me deixado naquela prisão.”

Em vez disso, uma das mais longas parcerias musicais da lendária carreira de Osbourne cresceu a partir desse começo estranho. Desde aquela apresentação na prisão, Wylde e Ozzy permaneceram amigos e colaboradores próximos, desenvolvendo uma parceria musical que já dura décadas.

“Meu relacionamento com Ozzy é muito mais do que a música”, disse Wylde ao Metal Hammer. “Estou literalmente sempre a um telefonema de distância. Se [os Osbournes] precisarem que eu vá alimentar os cachorros enquanto eles estiverem de férias? Sem problemas. Precisa de ovos e leite? Eu entendi."