Sabemos hoje que existem muitos subgêneros diferentes do metal, alguns tão obscuros que precisam ser explicados. Mas nem sempre foi assim.



O metal realmente não era tão fragmentado até o final dos anos 1970 e início dos anos 80. Mas, bandas como Venom, Iron Maiden e Motorhead soavam tão diferentes umas das outras que parecia impossível agrupá-las na mesma categoria. Essas três bandas foram todas grandes influências no desenvolvimento do thrash, que é onde as linhas começam a desaparecer ainda mais.

O Slayer foi uma das bandas do "Big Four" que ganhou popularidade no início dos anos 80, mas eles realmente não soavam como Metallica, Megadeth ou Anthrax. Eles eram muito mais agressivos, e principalmente escrevendo canções sobre assuntos como guerra, satanismo e destruição. Seu terceiro e mais aclamado álbum Reign in Blood é considerado por muitos como o verdadeiro projeto para o que se tornou o death metal, mas não foi lançado até 1986.

O caos já havia começado a fermentar anos antes, com bandas como Dark Angel e Possessed, e também Kreator na Alemanha. Estávamos ouvindo novos estilos vocais - guturais - e licks de guitarra com afinação ainda mais profunda do que nunca.

Veja abaixo as 11 bandas consideradas pioneiras do death metal.

Venom (1978)

O Venom foi formado na Inglaterra no final dos anos 1970. Também considerado um pioneiro do thrash metal, suas referências satânicas e estilo de tocar de alta intensidade também deram origem a outros gêneros de metal extremo, especialmente death metal.
Chris Walter, Getty Images

Slayer (1981)



O Slayer é frequentemente citado como a banda que influenciou diretamente a ascensão do death metal. Formados em 1981, eles alcançaram a fama como uma das "Big Four" bandas de thrash e se tornaram conhecidos por sua agressividade pura - conteúdo lírico violento e gráfico e guitarras afinadas.
YouTube - morbidchris520

Sodom (1981)

O Sodom foi formado em 1981 na Alemanha. Eles são considerados uma das bandas de thrash metal Teutônicas Big Four do país, e tiveram uma influência profunda no desenvolvimento do death metal.


Dark Angel (1981)

Dark Angel foi apelidado de "máquina de cafeína L.A." devido ao seu toque incrivelmente rápido. Embora fossem uma banda de thrash, seu segundo álbum de estúdio foi citado como uma influência por muitos músicos de death metal posteriores. "Darkness Descends de Dark Angel também é, eu acho, ainda mais pesado, mais brutal e mais um projeto de death metal do que Reign in Blood [do Slayer]", explicou Jason Netherton do Misery Index para nós.
Foto de Robert Eikelpoth

Kreator (1982)



A influência do Slayer definitivamente chamou a atenção da maioria dos fãs de metal que estavam procurando por algo realmente intenso, mas o Kreator estava agitando as coisas na Alemanha na mesma época.

Destruction (1982)

Destruction também fazia parte do Big Four de bandas de thrash alemãs junto com Sodom e Kreator. Originalmente formada como Knight of Demon, a banda lançou um total de 14 álbuns de estúdio ao longo de suas décadas de carreira.

Possessed (1983)

O Possessed se formou na área da baía de São Francisco em 1983, na mesma época em que o thrash estava começando a se popularizar. Seu estilo também era rápido, mas as técnicas vocais de Jeff Becerra os diferenciavam de seus contemporâneos, o que os levou a serem conhecidos como a primeira banda de death metal.

Celtic Frost (1984)

Originalmente formada em 1981 como Hellhammer, a banda suíça tornou-se Celtic Frost em 1984 e teve um grande impacto em vários tipos diferentes de metal extremo. Matt Pike de Sleep and High on Fire nomeou Tom G. Warrior do Celtic Frost como uma influência direta em seu jeito de tocar guitarra. “Ele simplesmente corria riscos, e acho que na maior parte do tempo ele provavelmente nem sabia o quão legal estava sendo apenas fazendo suas coisas”, Pike nos disse. "Não acho que ele desenvolveu totalmente o que estava fazendo, acho que estava apenas enlouquecendo experimentalmente."

Sadus (1984)

Sadus é outra banda de thrash metal vinda dos EUA e um dos muitos projetos do baixista Steve Di Giorgio (Death, Iced Earth, Testament e outros). O vocalista Darren Travis é notável por seu estilo rosnado.

Pestilence (1986)

Formado na Holanda em 1986, o Pestilence era originalmente conhecido como uma banda de thrash metal. Conforme eles lançaram mais músicas, eles modificaram seu som para ser mais brutal, o que eventualmente os tornou categorizados como uma banda de death metal.

Nihilist (1987)

Nihilist se formou na Suécia na segunda metade da década de 1980. Eles nunca gravaram um álbum de estúdio, mas se apresentaram em locais de menor escala durante sua existência até que se separaram para se tornarem dois atos separados - Unleashed e Entombed.